#DicaPressPass: In-Edit Brasil!

#

No último dia 07 começou a 10ª edição do In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical. O festival nasceu em Barcelona, em 2003, e hoje acontece em vários países como Espanha, Chile, Grécia, México e Colômbia. Seu objetivo é fomentar a produção e a difusão de filmes documentais que tenham a música como elemento integrador. As exibições vão até dia 17 de junho, por isso se liga no que vem a seguir!

Nossa grande parceira Anna Butler foi escolhida como jurada desta edição, ao lado de Cristina Amaral, Francisco Cesar Filho, Patrícia Palumbo e Simone Yunes. Anna Butler é produtora, morou nos Estados Unidos em diferentes ocasiões e, durante mais de dez anos, foi diretora do núcleo de relações artísticas da MTV, emissora que ajudou a fundar no Brasil. Anna nos contou que foi indicada por um dos curadores do festival, o Zé Antônio Algodoal, e que o convite veio de Marcelo Aliche.

“Amei o convite, amo música e sou louca por documentários! Todo festival é importante, pois chama a atenção para as produções de conteúdo. O In-Edit Brasil é fundamental por ser só sobre música, destacando os artistas brasileiros, muitos deles cuja história não é conhecida por um um grande número de pessoas. Música é o ar que nós, brasileiros, respiramos. Temos que conhecer de onde vem todo esse ar!”, comenta Anna. E ela ainda completa: “Indico que todos assistam tudo! Assisti o do João Gilberto (Onde está você, João Gilberto) e agora estou vendo Caymmi (Nana Caymmi em Rio Sonata) e já estou apaixonada! Cada um vai achar seu filme imperdível!!”

Vinil Poeira e Groove
Este é o título de um dos documentários exibidos nesta edição do festival e foi escolhido entre mais de 120 filmes. O diretor, Diego Casanova, conta que a ideia surgiu em uma festa em que um amigo DJ estava tocando vinil: “Ele era integrante de um coletivo de DJs e colecionadores de minha cidade, Juiz de Fora, e havia comentado que o coletivo faria 12 anos naquele ano. Pensei que seria interessante registrar esse momento em um curta-metragem. Passei a ideia para o papel, inscrevi em um edital de uma lei de incentivo cultural e o projeto foi contemplado. No meio do caminho, percebi que o tema da cultura do vinil era muito mais complexo e que merecia um registro mais profundo. Foi assim que o curta virou um longa metragem e o coletivo que era o tema principal, virou um dos personagens”, conta Diego.

O documentário traz um recorte da cena de vinil contemporânea a partir de festas, lançamentos de discos, selos fonográficos, coletivos de DJs e entrevistas com músicos. Entre os entrevistados, Criolo, Arthur Joly, Discopédia, Vinil é Arte, Goma Gringa, Vinil Brasil, Somatória do Barulho, Partido B.O. , entre outros. Foram quatro anos de captação de imagens, três estados percorridos – RJ, SP e MG – e mais de vinte pessoas entrevistadas. “É uma grande realização, uma grande conquista estrear o filme no In-Edit, é como se você tivesse uma banda de garagem e ela fosse convidada para tocar no palco principal do Lollapalooza. Uma grande honra para nós”, comemora Diego.

Dentro da programação do In-Edit, o filme foi exibido na Matilha Cultural e no Cine Olido. A última exibição será neste sábado, dia 16/06, na Cinemateca Brasileira, às 20h30. A entrada é gratuita! Confira o trailer:

#ficaadica 😉

Sobre o Autor

#presspassteam

Comentar

por #presspassteam